Tenha acesso a vídeos com dicas sobre gestão de Projetos, Portfólio, Processos e Qualidade.
Nesta sessão você encontrará vários materiais para donwload de forma gratuita e paga. Confira!
Espinha de Peixe, ou diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas da qualidade utilizada para a análise de dispersões no processo.
Documento que registra o status atual do projeto, como está os custos, prazos, escopo, pontos de atenção, dentre outros assuntos.
Documento utilizado para resolução de problemas simples, o qual ajudará você a chegar à raiz de um problema rapidamente.
Também conhecido como caso de negócio, é um documento que capta o raciocínio para a iniciação de um projeto ou tarefa.
O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.
Aprenda a criar um plano de ação efetivo em 5 passos e crie planos de ação de realmente funcionam.
Este é um espaço que abrimos, para que você possa deixar suas sugestões de conteúdo para os vídeos, artigos e templates.
Também conhecido como Project Charter, este documento que autoriza formalmente a abertura do projeto.
É um documento que formaliza todo o planejamento para executar, controlar e encerrar o projeto.
Documento em formato excel para acompanhamento de atividades, desde as simples como atas de reuniões até as mais complexas como um projeto pequeno.
Também conhecidos como Status Report, é um documento que organiza e resume as informações sobre o desempenho do trabalho.
Documento utilizado em planos de ação o qual consiste em fazer perguntas simples para obter as informações necessárias que servirão de apoio ao planejamento.
Matriz de priorização baseada nos fatores Rapidez, Autonomia, Benefício, sendo uma matriz de priorização de projetos ou ações para soluções de problemas.
Uma matriz de atribuição de responsabilidades, também conhecida como matriz RACI ou gráfico de responsabilidades linear, descreve a participação de várias funções na conclusão de tarefas ou produtos a serem entregues a um projeto ou processo de negócios.
Priorização de pontuação ponderada é um framework projetada para ajudá-lo a decidir como priorizar features e outras iniciativas no roadmap do seu produto.
Consiste em avaliar em números quais os impactos que os riscos individuais priorizados anteriormente podem causar nos objetivos do projeto.
A análise de tendências é um aspecto da análise de negócios que tenta prever o movimento futuro de um produto ou serviço no mercado com base nos dados históricos e estatísticos.
Avaliação de desempenho é um método que tem como objetivo medir o desempenho da equipe do projeto.
É uma técnica de discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber um trabalho criativo.
O plano de gerenciamento do escopo documenta como o escopo do projeto será definido, gerenciado, controlado, verificado e comunicado à equipe do projeto e os interessados/clientes.
É um plano utilizado para especificar as informações e os mecanismos de controle que serão coletados e utilizados para avaliar, relatar e controlar as mudanças feitas nos requisitos do produto.
A matriz de rastreabilidade é o modelo utilizado para visualizar a evolução de diferentes requisitos e seus pontos de interseção.
É um plano que trata a estimativa de tempo que levará para que todas as etapas de determinado projeto sejam concluídas, além de indicar como o cronograma será gerenciado.
São as datas mais importantes do projeto e são divulgadas para as partes interessadas no final do planejamento.
Um artefato formalmente submetido que é usado para rastrear todas as solicitações dos envolvidos (inclusive novas características, solicitações de melhoria, conserto de defeitos, mudança de requisitos etc).
As estimativas de duração indicam o número de período de trabalhos necessários para completar uma atividade usando os recursos definidos.
Documento que descreve como os custos do projeto serão planejados, estruturados e controlados fornecendo detalhes dos processos e ferramentas usadas, e serve como guia para a equipe durante todo o projeto para as questões relacionadas a custos.
As estimativas de custo são avaliações quantitativas dos prováveis custos dos recursos requeridos para a implementação das atividades.
É desenvolvido para descrever práticas, recursos ou parâmetros necessários para garantir a qualidade de um sistema.
As métricas de qualidade fazem parte do PGQ (Plano de Gerenciamento da Qualidade) e podem ser definidas como um dado real referente ao desenvolvimento de determinado processo relativo a um projeto (serviço ou produto).
O diagrama de afinidades (DA) é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo agrupar um grande número de ideias, opiniões e informações em grupos, conforme a afinidade que apresentam entre si.
É uma estrutura hierárquica dos recursos identificados organizada por categoria e tipo de recursos, para facilitar o planejamento e controle do trabalho do projeto.
É a representação gráfica em colunas ou em barras de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes ou não uniformes.
É um documento que fornece orientação sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados.
Tem objetivo similar as regras básicas que definem um conjunto de regras e procedimentos que norteiam o trabalho de toda equipe.
Documento que apresenta a documentação d quantidade e disponibilidade de recursos contratados e as datas em que cada recurso ou grupo de recursos específicos podem ser ativados ou inativados.
Descreve como os processos de comunicação serão gerenciados desde a identificação das partes interessadas até o encerramento do projeto.
O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros: Informações de identificação: nome, … informações de contato.
Um dos principais objetivos do plano de gerenciamento de riscos está em ajudar a prever, evitar ou suavizar possíveis riscos para a saúde da empresa.
O plano de gerenciamento das aquisições serve como um guia para a equipe de projeto em relação as aquisições.
Os critérios para seleção de fontes ou fornecedores são usados para medir, comparar e/ou pontuar as propostas dos fornecedores.
As decisões de fazer ou comprar representam basicamente a possibilidade de uma determinada empresa produzir um produto, processo ou serviço internamente ou externamente (em outra empresa).
Trata-se de uma ferramenta de gestão baseada no entendimento entre as partes interessadas que permite acompanhar o risco sociopolítico da empresa, bem como desenvolver melhores práticas.
Documento em formato excel para acompanhamento de atividades, desde as simples como atas de reuniões até as mais complexas como um projeto pequeno.
A curva S é uma ferramenta para acompanhamento mais utilizada no gerenciamento de projetos, visando a melhoria do controle do projeto.
Também conhecido como Closing Charter, este documento que formaliza o final do projeto, indicando todas as entregas realizada.
Documento que registra a definição do escopo do produto e do projeto, sendo um elemento central da linha de base de Escopo.
Documento que registra resumidamente as ocorrências , deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.
Também conhecido como WBS ou estrutura analítica do projeto, é uma ferramenta visual que auxilia na definição do escopo, desmembrando as fases do projeto em partes manejáveis.
Documento que registra as atividades necessárias para entrega do projeto
Documento utilizado para resolução de problemas simples, o qual ajudará você a chegar à raiz de um problema rapidamente.
Cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle de atividades que organiza as tarefas a serem realizadas dentro de um período de tempo para alcançar um objetivo final.
É uma representação gráfica de situações que mostram influências causais, ordenação dos eventos por tempo e outras relações entre variáveis e resultados.
Uma árvore de decisão é uma representação de uma tabela de decisão sob a forma de árvore. Trata-se de uma forma alternativa de expressar as mesmas regras que são obtidas quando se constrói a tabela.
Valor agregado em gerenciamento de projetos é um termo originário do mundo das finanças, que mede performance. É uma metodologia que integra a análise de escopo, cronograma e recursos financeiros em um projeto.
O registro das questões (mais conhecido pelo termo em inglês, Issues Log) é o documento que registra todas as questões e problemas ocorridos no projeto.
Roadmap, como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução.
A Gestão de Valor Agregado (GVA) é avaliada como um dos melhores métodos para utilizado para medir o desempenho do projeto, analisando a evolução dos custos e prazos devido à sua eficiência. Tenha acesso a uma calculadora que traz os cálculos prontos.